Sunday, August 06, 2006

Vote

Queria declarar meu voto dois meses da eleição.

Antes de mais nada, por que faço isso? Afinal o voto é secreto e é um direito meu mantê-lo assim.

Bom, faço isso porque acho interessante gerar debate, faço isso porque acho que não tenho falado tanto sobre o assunto como deveria, e porque queria deixar claro o que eu queria ver em um candidato. Vai que um deles lê....

O que eu quero ver é:

POLÍTICA

- Candidatos de plataforma social-democrata, e não liberais (i.e. que privilegiem distribuição igualitária de renda ao invés de geração indiscriminada de riqueza) - essa tá fácil, pois não tem nenhum liberal sério no Brasil

- Candidatos que preguem a reforma política - chega de voto obrigatório, chega de legendas de aluguel, chega de nepotismo, chega de inchaço da máquina

ECONOMIA

- Candidatos que dêem força para as micro e pequenas empresas

- Candidatos que tentem tirar do buraco regiões que estão economicamente na UTI (por exemplo, interior do RS)

- Candidatos que priorizem o turismo e a agricultura extensiva (dois setores onde temos inúmeras vantagens competitivas naturais)

ÁREA SOCIAL

- Candidatos que reestruturem o sistema educacional, preocupando-se em ensino fundamental de qualidade, com professores qualificados e bem-pagos, ao invés de discutir bobagens e desserviços como as cotas nas universidades

- Candidatos que dêem um basta na calamidade da segurança pública, pondo o exército pra resolver nossa guerra civil contra PCC e similares

Já tá difícil de achar candidato que se encaixe nessas 7 coisas ao mesmo tempo, então deixa eu parar por aqui se não fico louco.

Enfim, as of today, meus candidatos são:
- Presidente: Cristovam Buarque
- Governador: José Serra
- Senador: Eduardo Suplicy
- Deputados: voto de legenda - PSDB

No comments: