Sunday, September 24, 2006

Raízes do Brasil

Resolvi usar melhor meu tempo acordado em aviões (porque, na maioria das vezes, durmo mesmo) para ler livros, ao invés das revistas que, ultimamente, só me trazem informação inútil.

Comecei meio audacioso - peguei emprestado "Raízes do Brasil" do meu irmão. Não, o meu irmão não escreveu esse livro, é claro que estou falando do clássico da sociologia que Sérgio Buarque de Holanda (vulgo pai do Chico) escreveu em 1936. Para minha surpresa, encontrei um livro interessante de ler, que reserva momentos "ah é..." em cada página, e que ajuda a entender porque os brasileiros são assim, desse jeito, malandros, bon-vivants, misturados racialmente e por aí afora. O livro intimida um pouco com algumas palavras difíceis, mas em vários parágrafos é solto, proseado, factual, e a cada virada de página há uma explicação reveladora.

o mais legal é que, nesses 70 anos desde que o livro foi escrito, pouca coisa mudou - o brasileiro continua assim, malandro, celebrado inclusive em uma peça de teatro do Chico. Ou seja, Sérgio identificou algo que era verdade, e provavelmente explicou isso usando as causas certas.

Recomendo.

No comments: