Tuesday, October 31, 2006

Looming

"(...) poderemos ter, em 2006, uma Libertadores com um nível de rivalidade jamais visto para o torcedor brasileiro: Vasco e Flamengo, Inter e Grêmio e São Paulo e Santos. Para deleite absoluto e eterno da rede Globo! E, por que não, da tradição do futebol brasileiro."
(trivela.com)

Monday, October 30, 2006

Olympic timber

A "green conscience" article.

Papua's ancient rain forests have recently come under a great threat of deforestation after the Chinese government has placed an order of 1 billion US dollar or 800,000 cubic meters of the threatened merbau (intsia spp) rainforest timbers, to be used in constructions for the 2008 Summer Olympics.

Friday, October 20, 2006

Jap food

duas recomendações de comida japonesa em SP:

Sushi Isao
R da Glória, 111 1. andar Sala 12
Liberdade

Esquema "festival de sushi" onde o melhor não é o sushi, são os sashimis fresquíssimos, os camarões gigantes empanados (com molho coreano), o gohan quentinho, as ostras geladinhas, e, claro, o ambiente totalmente japa. Faixa de preço de uns 50 reais a conta.


Nagayama
Rua Bandeira Paulista, 369
Itaim

Não é o bar, na esquina; é o restaurante do lado. Se eu fosse vc resistia aos sashimis (bem bonitos por sinal) e pedia direto um tempura udon. Eu só comi udon bom assim em Tóquio. Acho que não preciso dizer mais nada. A conta sem caipirinha de sake deve sair uns 60 reais.

Wednesday, October 18, 2006

Vintage Hyypia

From Liverpoolfc.tv messageboard

"Rather than join the sniping about Zenden, Crouch, whoever... I thought I'd raise a glass to a true Liverpool legend.
A flawless performance tonight from Sami. Won every header, but not just won the headers, won them commandingly. Every pass perfect and at least two crucial and absolutely immaculate challenges. Top drawer in every respect and very far from being past it (regardless of the strength of the opposition).

But not just tonight. Seven and a half years, nearly 400 games - an inspirational captain for many of them. A model professional in how he conducts himself both on and off the pitch.

Remember last season... Sami's head split open...sprints off the pitch for stiches...sprints back on with a huge bandage on and immediately leaps like a salmon to clear the danger at a corner with a thumping header.

Remember the 4th minute against Juventus in the Champions League quarter final...what a volley.

Remember the treble season, 58 matches played and not a single booking.

Remember 2 FA Cups, 2 League Cups, 2 European Super Cups, 2 Charity Shields, the UEFA Cup and that night in Istanbul. Quite probably the greatest red never to have won a league title."

Posted by PlasticGloryHunter 18 October 2006 09:54 PM

Wednesday, October 11, 2006

Bold statements

Como diria meu tio, tem 4 coisas que deveria ser proibido tentar convencer os outros a fazer: mudar de partido, mudar de religião, mudar de time, e comprar produtos Amway (rs).

Mas me sinto na obrigação de externar minha posição nesta eleição tão importante para o meu país.

Acho enganoso tomarmos a nossa decisão de voto com base nos "rótulos" que a mídia e os partidários mais aguerridos ficam nos empurrando goela abaixo:
- Os pró-Alckmin levam a discussão pro campo do "competente" contra o "incompetente", do "ético" contra o "corrupto"
- Os pró-Lula insistem no "do povo" contra "da elite", "social" contra "reacionário"

Lula não é tão incompetente assim, e nem Geraldo é tão reacionário; da mesma forma, Geraldo não é tão ético assim, e Lula não é tão "do povo". Poderia escrever parágrafos e parágrafos a respeito, mas não é o caso.

A pergunta que importa é: já que os candidatos são tão parecidos, como tomar a decisão?

Pra mim (que votei Cristovam no primeiro turno), a decisão é entre modernidade e retrocesso. Entre mérito e clientelismo. E nesse caso a escolha é Alckmin. Votar em Lula é perpetuar erros, e se enganar que estamos melhorando.

Votar em Lula é perpetuar o clientelismo - a prática da política de favores, de toma-lá-dá-cá, de esmola pro pobre em troca de voto. Lula infestou a administração pública com "companheiros", ex-sindicalistas que nada ou pouco entendem de gestão e ficam cumprindo papel de Rainha da Inglaterra nas empresas públicas, loteando cargos e decisões. Práticas de administração pública no Brasil seriam consideradas abomináveis nas empresas de ponta do país, e ainda assim persistem sob as vistas grossas do Presidente.

Votar em Lula é ir na contra-mão da eficiência estatal. Estado eficiente não é Estado mínimo - é Estado que sabe gastar. Nem quero entrar na discussão do Aerolula, por exemplo; vamos falar de inchaço da máquina. Claramente o Brasil tem mais servidores públicos do que precisa. É por isso que os impostos são tão altos, é para custear essa estrutura. Estado forte não é Estado inchado - é estado bem desenhado e com instituições sólidas. E Lula não tem feito nada pra levar o Brasil nessa direção.

Votar em Lula é se enganar que estamos ajudando os pobres, quando na verdade tapa-se o sol com a peneira. Lula gasta com a esmola do Bolsa-Família mas não propõe solução para desenvolver o Nordeste economicamente. Não acho que o Bolsa-Família deve acabar (o nosso problema de distribuição de renda é tão grave que exige soluções drásticas), mas queria ver uma solução de médio-longo prazo para a pobreza sendo desenvolvida em paralelo. Lula não tem nenhuma.

Votar em Lula é se enganar que estamos indo contra o "demônio neo-liberal". Lula não baixou as taxas de juros de maneira significativa para promover o desenvolvimento, mesmo com a economia mundial em expansão. FHC, em contrapartida, aumentou juros pois teve que lidar com sucessivas crises econômicas de âmbito global (México, Rússia, Ásia, Argentina). Lula não entende nada de macroeconomia e só pensou em não "incomodar o mercado".

Votar em Lula é se enganar que a política externa é de sucesso. Vou até dedicar mais parágrafos a isso, pois é impotante. Capa da revista The Economist da semana passada falava que Lula cada vez mais perde espaço para o louco Chávez no jogo geopolítico. E não me venham falar que a The Economist foi comprada pelo PSDB... (essa foi a Veja - e essa é um lixo mesmo).

O Brasil passou a ser menos relevante mundialmente, como demonstrado pelas candidaturas ignoradas nas votações para secretário-geral da OEA, da OMC e de vaga no conselho de segurança da ONU. Evo Morales humilhou o Brasil ao tomar as refinarias da Petrobrás - e Lula ainda disse que o cara tava no direito dele! Só porque é mais um "companheiro", Lula não quis bater de frente. Até o Kirchner demonstrou muito mais culhão do que Lula jamais teve, ao decretar moratória e sair ganhando.

Outro argumento frequente dos petistas é que Lula investiu no Mercosul. Vamos acordar para o fato que o Mercosul está falindo!!! Bloco econômico de sucesso é aquele onde os paises integrantes se unem para serem mais fortes no tabuleiro global. E o que houve no Mercosul? Argentina e Uruguai estão colocando cada vez mais sanções aos produtos brasileiros, e vão fechando acordos bilaterais com os EUA. O Chile, que seria um ótimo parceiro, debanda e fecha mais acordos bilaterais ainda! Até o celebrado Celso Amorim, no fim das contas, negociou "tão bem" que a Rodada Doha da OMC foi pro espaço. Ou seja, perdemos infinitas oportunidades de vender mais nossos produtos, mas "mantivemos nossos interesses soberanos"... zzzz....

Como prova de que não está funcionando o Mercosul, basta ver que, ao invés de se unirem, as indústrias calçadistas de Brasil e Argentina se digladiaram, e agora ambas estão minguando por causa da concorência chinesa. Só em Novo Hamburgo-RS 20.000 pessoas perderam o emprego porque as fábricas fecharam. 20.000! É mais que a fábrica da Volks em SBC.

A discussão Lula-Alckmin também não é sobre economia; acho que a essa altura ninguém mais se ilude com isso. No fundo, ambos buscam a mesma orientação econômica, que é a social-democracia. Aliás sugiro ler um pouco sobre social-democracia no link

http://en.wikipedia.org/wiki/Social_democracy

Corrupção, não dá pra garantir que não vai haver. Aliás, infelizmente, o mais provável é que continue havendo - 4 anos é muito pouco pra acabar com um mindset de 5 séculos (novamente sugiro ler "Raízes do Brasil" do Sérgio Buarque de Hollanda). Mas não votar em Alckmin porque abafou CPIs e votar em Lula após a quebra do sigilo do caseiro é, no mínimo, hipocrisia.

Por fim, queria acabar com esse mito de que privatização é coisa do demônio. Telebrás privatizada significou melhora gigantesca na prestação de serviços de telefonia. Vale prvatizada criou uma companhia "classe-mundial" ao invés de um elefante branco. Banespa privatizado tem aumentado o crédito no Estado ao mesmo tempo em que presta melhor serviço. E com essas companhias tendo mais lucro, elas pagam mais imposto e o Brasil ganha; elas sendo estatais inchadas, NÓS é que temos que pagar impostos pra sustentá-las. Querer ficar com as estatais é que nem um pai que não quer que o filho saia de casa porque não quer que ele saia da sua vista.

Se eu acho que Alckmin é perfeito? Não!!! Longe disso. Não tem nem cara de estadista. Mas ele é uma aposta pela modernidade do Estado, por um Brasil que funciona, e que, funcionando melhor, pode prestar serviços básicos de muito mais qualidade; funcionando melhor, tem economia mais forte, com mais empregos e portanto mais renda, sem precisar de esmola pra ninguém. Eu acredito nesse círculo virtuoso e é isso que me fará votar nele.

Também tornaram-se vazios os argumentos de votar no Lula "pela causa", pelos "trabalhadores". Esse argumento é totalmente válido para votar na Heloísa Helena. Lula e seus amigos só querem transformar Brasília na sua casa-grande.

Monday, October 09, 2006

Woman of the ghetto

Possibly my favorite song in all time.

There is a great review about it on
http://shakeyourfist.blogspot.com/2006/09/woman-of-ghetto.html

Here goes my personal transcription of the lyrics.


Woman of the ghetto (live version 1973)
Marlena Shaw
lyrics

(ging, gi-gi-gi-gi-ging...)
(la-la-la-la-la-la-la, ...)

I was born, raised in a ghetto
I was born and raised in a ghetto
I'm a woman, of the ghetto
Won't you listen, won't you listen to me, legislator?

(ging, gi-gi-gi-gi-ging...)

How do you raise your kids in a ghetto?
How do you raise your kids in a ghetto?
Do you feed one child and starve another?
Won't you tell me, legislator?

Enthralled through
I know that my eyes ain't blue
But you see I'm a woman
Of the ghetto

I'm proud, free,
Black, that is me
But I'm a woman of the ghetto

(ging, gi-gi-gi-gi-ging...)

How does your heart feel late at night?
How does your heart feel late at night?
Does it beat with shame, or does it beat with pride?
Won't you tell me, legislator?

(na-na-na-na-na-na-na, ...)

Puts me in the mind of,
come and cross the water in a boat
Chained, tied, together

They said, "no, no, they're really not man, and women,
just chain 'em up, tie 'em up, chain 'em up, tie 'em up,
chain 'em up, tie 'em up, work, work, work"
There's where the movement came from

Say no, no...

My children learned just the same as yours
As long as nobody tries to close the door
They cry with pain when the knife cuts deep
They even close their eyes when they wanna sleep

Now peace, you say
is all that you ask
But self-respect is a separate task

You may be sitting up there
in your ivory tower
60 stories tall

I know that you may have checked out at least one ghetto
But I wonder have you lived there at all?

Places like Watts,
ah, Holland, tell me
Chicago, ah tell me
Washington got some too
I have been up on the mountains, I

And I'm free at last
I say I'm free at last
I've seen the children dying
And I've been one of the mothers who was crying

(ging, gi-gi-gi-gi-ging...)

I am a woman
I am a woman
I am a woman, yes I
I said that I am,
I mean that I am,
I'm the woman, I'm the woman, I'm the woman of the ghetto

Strong, true,
A woman
A woman

You can walk through the streets of the ghetto at night
Whole lotta pretty, some ugly sites
Along comes the sleek limousine
Say "hey baby I got ten...
Look at me, I'm clean"
So she takes a little dope
What the hell everybody got to go

I got a baby
I got a baby
I got a baby i want to feed and I'm not really giving it all

up, just a little ten-cent piece or two
Ah, the black woman...

But I ain't gonna raise your babies no more
I got a few on my own,
I wanna keep strolling,
I say I am a woman

gi-gi-gi-gi-ging, I am

I
I am
I am

Remember me
I'm the one who had your babies, I

gi-gi-gi-gi-ging, I am
I am
I am a woman
Of the ghetto

Woman,
I'm a woman, yeah yeah yeah
Just a woman...

(I liked it)
(Marlena Shaw!)

Sunday, October 08, 2006

Debate

So I'm watching the live TV debate between Lula and Geraldo.

And it's all as expected - Geraldo goes and asks about corruption, Lula comes and says that he is punishing people; Lula says that the former government only sold state companies (which he calls "state patrimony") while he is more concerned in investing in the "social side"....

But as I watch it, what i really wonder is - how much does a debate change things? Especially in this case.

Take my example - I'm gonna vote Geraldo. So I have a natural bias to take each of his arguments as solid and prepared, as well as to consider Lula a liar and an incompetent.

And then I can truly visualize some Lula voter in the Northeast thinking that Geraldo is asseptic and elitist, while Lula is trustworthy for being "from the people'.

Oh, sorry, then I remember Lula voters don't watch TV. Otherwise they wouldn't vote Lula for sure.

Saturday, October 07, 2006

just a quick train from Waterloo station and they're home

Noteworthy that 7 out of the 11 players that started Holland's match against Bulgaria today ply their trade in the Premiership.

For the record they started with Van der Sar; Bouhlarouz, Ooijer, Mathijsen, Van Bronckhorst; De Jong, Landzaat, Sneijder; Van Persie, Kuyt, Robben.

And why is Dimitar Berbatov on the pitch for Bulgaria? Wasn't he injured?

Pompeii Am Gotterdammerung

Running to the station holding hands
Now the volcano is flowing red
Something there will change us into sand

Now we'll be forever holding hands
Lava and tephra will form our bed
Now the royal flames of Pompeii bless
All our senses...

(The Flaming Lips)

Wednesday, October 04, 2006

Travel and Living

Been recently hooked on Discovery Travel and Living.

I was never a huge fan of Discovery Channel or any of its branches, but after a special program on Cantonese Food on T&L can`t really stop watching it.

I realy like the specials they've got on food and the backpacking series. Makes me wanna move my fat ass from the couch and do something, whether it be turning on the stove or filling clothes in a rucksack.

Reminds me of my days as a budget traveler in New Zealand and Scandinavia.

( Plus they've got international poker championships. )