Sunday, January 22, 2006

At a place called Vertigo

uno! dos! tres! catorze!

Dada a impossibilidade de comprar ingressos ao show do U2 em SP em fevereiro, assisti com indisfarçável prazer ontem na HBO o show da Vertigo Tour gravado em Chicago em novembro último. Aos que compraram ingresso: fiquem tranquilos pois o investimento vale a pena. Aos que não compraram: o DVD da Vertigo Tour já é uma bela compensação.

Comparada à PopMart que passou pelo Brasil em 98 (lá estava eu com a Claudinha no Morumbi) a Vertigo é menos grandiose, menos celebrity cult, com mensagens menos subliminares, e com efeitos visuais também impressionantes - o semi-arco do McDonald's sendo substituído por uma espécie de "cortina de banheiro" que mudava de cor.

O que não mudou foi a energia e a disposição da banda, bem como os papéis de cada um no espetáculo. Bono, pula, corre, grita, dita o ritmo; faz discursos emocionados sobre o fim da pobreza, sobre a África, sobre seu pai. Puxa gente da platéia pra dançar, pega uma guitarrinha complementar The Edge em algumas músicas, e até arrisca uma batucada em um momento.

The Edge, na sua gorra caraterística, tenta ficar sidelined mas toma posição central em vários backing vocals fundamentais (como em "Vertigo" e "Sometimes You Can't Make It (...)". Guitarrinhas um pouco mais experimentais em versões diferentes de "Mysterious Ways" e "Bullet The Blue Sky" foram pontos altos.

Adam e Larry continuam coadjuvantes de peso e competência. Adam andou um pouco mais que de costume, mas não perdeu o apreço por bater só corda mais alta do baixo (até por que ele compôs todos os baixos mesmo...). Larry faz zero caras-e-bocas e impressiona ao tocar sintetizador na excelente " Original Of The Species".

Faltou pra mim músicas do Pop e do All That You Can't Leave Behind. Faltou também "Between a Man and a Woman", minha favorita do How to Dismantle (...) - em compensação todas as outras do disco novo foram excepcionais, da abertura com "City of Blinding Lights" ao fechamento com "Yahweh". Mas também acho que a HBO não mostrou todas as músicas - nos créditos aparece

All songs written by Bono/The Edge except "Bullet With Butterfly Wings" written by Billy Corgan.

??? Trust me, eu perceberia caso uma das minhas músicas favoritas tivesse tocado no show do U2. Eu acho que cortaram "Bullet". Vou ter que comprar o DVD. Mèrde.

Enfim: O set list que passou na HBO foi:

"City of Blinding Lights"
"Vertigo"
"Electric Co."
"New Year's Day"
"Sometimes You Can't Make it On Your Own"
"Love and Peace"
"Bullet The Blue Sky"
"Running to Stand Still"
"Where The Streets Have No Name"
"One"
"Mysterious Ways"
"Original Of The Species"
"Yahweh"

No comments: