Friday, January 20, 2006

A cidade baixa



Eu estou trabalhando durante a semana em Porto Alegre. Pra mim é bom porque ainda não tenho casa em São Paulo, melhor ainda porque é uma cidade super divertida, com gente bonita e interessante.

Arqutetonicamente PoA é meio - meio não, completamente - feia, tipo mais selva de pedra que São Paulo, com uns viadutos e elevados nonsense, corredores de ônibus zoados, ruas tortas e pouco verde. Baladas, não são tantas - quer dizer, nem tantas danceterias, infinitos bares. Os gaúchos são muito mais de bater um papo com cerveja e MPB do que se encher de vodca-red-bull com trance no ouvido até 6 da manhã. Até por isso ouso dizer que a cena de bares de Porto Alegre é a melhor do Brasil - eles sabem fazer direito!

Tem duas regiões que são famosas pela boemia: a Padre Chagas (uma rua fashion no bairro Moinhos) e a Cidade Baixa, um bairro de casas velhas que abriga botecos incrivelmente autênticos. A Padre Chagas é um pouco mais famosa, especialmente o trecho chamado "Calçada da Fama" (um calçadão com mesinhas na rua, parecido com a Cobal no Rio); mas os porto-alegrenses mais roots (e eu, já escolado na cidade), recomendam: Cidade Baixa é muito melhor!

Cidade Baixa tem bares menores, fechados, mas com música melhor e gente mais descolada, mais conversadeira. Impossível ir a um bar na Lima e Silva ou na João Alfredo e não fazer amigos. Eu conhecia de outras épocas os bares Gum (que fechou) e Ossip, além de lugares pra comer como o Cavanha's e o Tudo Pelo Social (ambos 'sujinhos' bons e baratos). Esta última quarta voltei ao bairro e fui num outro bar, magistral, que agora acho que vou ter que visitar uma vez por semana pelo menos: o Bongô.

Comida boa. 8 reais num sanduíche de peito de frango com salada, bacon e abacate, num pão ciabata, gigantesco.

Bebida boa. $4,00 a garrafa de Polar 600 ml a -4.9°C.

Música boa. Antes da banda, intercalavam uma música do Chico com uma do Neil Young (sério! juro). A banda tocou Beatles, Oasis, Stones, Red Hot, Legião, bandinha de bar, sabe. Muito bom.

Gente bonita. Bom, isso em Poa nem precisa falar.

Gente interessante. Parar pra falar com alguém é mais fácil que chamar a garçonete (que já era bem solícita, diga-se de passagem). Faixa etária de 25 a 35, classe média, ninguém se achando.

Enfim, Bongô, Rua João Alfredo, Cidade Baixa, Porto Alegre, Brasil. Aprovado. Tem pouco bar no mundo tão interessante quanto esse. Recomendadíssimo.

No comments: