Friday, February 10, 2006

Ele viveu

Acabei de ver o filme sobre Vinicius de Moraes. Sensacional. Dado que ontem havia escrito sobre Astrud Gilberto calhou perfeitamente. Fase bossa nova total.



Vinicius foi um brasileiro com b maiúsculo. Viveu, desprendido do futuro, sugando o presente e distribuindo amizade e positividade de maneira ingênua e inconsequente, mas pura acima de tudo. Foi alcoólatra mas até isso fez bem, casou-se nove vezes mas amou a todas, foi criativo, pairou sobre tudo, mas não deixou de ser frágil e de aprender na mesma medida que ensinava.

Deliciosos os depoimentos de Caetano, Toquinho, Bethânia, Gil, Edu Lobo, Tônia Carrero e, principalmente Chico Buarque. Imaginar que todas essas pessoas conviviam com Vinícius é delirante. Imaginar tardes e noites de saraus na casa de Vinícius em Petrópolis, nos idos de 1962, é um exercício em imaginação boêmia.

Claro que vim direto de volta e já selecionei uma playlist com todas as músicas de Vinicius no meu iTunes. "Berimbau", "Água de Beber", "Canto de Ossanha", "Garota de Ipanema", "Insensatez", "Samba de Orly", "Chega de Saudade", "Valsinha", entre tantas outras.

Capoeira que é bom, não cai, e se um dia ele cai, cai bem. Obrigado poeta Vinícius por haver existido.

Ah e recomendo fortemente www.viniciusdemoraes.com.br.

No comments: