Sunday, April 23, 2006

Divagando sobre o grupo C

Recém-saído de um fim de semana na serra gaúcha completado com presença no Beira-Rio testemunhando Inter 1x0 Santa Cruz, gol de Rentería.

Divagando no fim de semana sobre inúmeros assuntos como o futuro de Sasha Meneghel, cheguei à conclusão que tenho um grande dilema nas minhas apostas à copa (assunto que tem ocupado muito da minha cabeça ultimamente): não sei o que fazer no grupo C. Pode dar qualquer coisa, literalmente.

Em comum, todos têm enorme vontade de dar a volta por cima, e para isso a mera passagem às oitavas servirá, já, para todos. Argentina quer se recuperar da eliminação em 2002; Holanda, da ausência na Ásia; Sérvia, quer mostrar força na primeira copa e sair da sombra da Croácia; e Costa do Marfim, provar que futebol africano pode, sim, ser eficiente.

Para atingir seus objetivos esses times vêm com remédios distintos. Argentina e Holanda deixam de lado jogadores experientes (como Verón, Ortega, Seedorf, Stam e Makaay) e trazem times muito jovens e muito ofensivos, com algumas das maiores revelações dos últimos anos (Messi, Robben, Tevez) e capitães carismáticos (Cocu e Sorín). Já Costa do Marfim e Sérvia têm elencos entrosados, defesas fortes (Dragutinovic e Vidic nos europeus, Touré e Eboué nos africanos) e atacantes que jogam muito mais pelo país que pelos clubes (Kezman e Drogba).

Fiquei pensando e acho que as combinações de resultados são uma colcha de retalhos. A Argentina pode ganhar da Holanda (que deve se abrir), mas acho que é segurada pela muralha da Sérvia e pode até perder pros contra-ataques letais dos marfinenses. A Costa do Marfim pode perder da Sérvia (que não vai sair pro jogo), mas contra Argentina e Holanda podem tanto ganhar no contra-ataque como perder por mero volume de jogo. A Holanda, no papel, pode ganhar de qualquer um, mas resta ver se a combinação jogadores jovens + esquema ofensivo + técnico inexperiente segura o tranco.

A minha previsão pra esse grupo muda literalmente toda semana, mas por hoje é mais ou menos assim:

10/06 em Hamburg - Argentina 1 x 1 Costa do Marfim
11/06 em Leipzig - Sérvia 0 x 1 Holanda
16/06 em Gelsenkirchen - Argentina 2 x 0 Sérvia
16/06 em Stuttgart - Holanda 0 x 1 Costa do Marfim
21/06 em Frankfurt - Holanda 1 x 1 Argentina
21/06 em Munich - Costa do Marfim 1 x 0 Sérvia

Com esses resultados teríamos Costa do Marfim em primeiro com 7 pontos, e Argentina em segundo com 5.

Mas a minha opinião anda muito volúvel esses dias. Especialmente em se tratando de copa.

No comments: